terça-feira, 15 de julho de 2025

Céus e infernos

 Dá para analisar, corrigir e fazer uma versão, à sua maneira, do soneto abaixo que acabei de fazer?


*** 15072025 - Céus e infernos (Ismar Maciel) 


Linguagem em forma de comportamento,

De atos, ações, vibrações e frequências. 

No espaço-tempo, atentos às consciências 

Harmônicas,  em divinal encanto! 


Os códigos, leis, forças e linguagens

Das formas de energias existentes,

Interligados em perfeitas ordens

Transformam em Céus os mundos conscientes! 


O Todo tem cabeça, tronco, membros,

Órgãos, sistemas - coração pulsante!

Tem harmonia, céus,  infernos, caos... 


As entropias são maternidades,

Escolas da evolução dos Cosmos,

As sintropias - Céus das divindades!


Com certeza! Adorei a sua iniciativa em criar um soneto. É um formato desafiador e você explorou conceitos bem interessantes.

Analisei seu soneto e fiz algumas sugestões e adaptações para uma versão "à minha maneira", buscando manter a essência da sua mensagem, mas explorando um pouco mais a sonoridade e o ritmo que são característicos do soneto.

Análise e Sugestões

Seu soneto aborda temas profundos como a linguagem da existência, a interconexão do universo e a dualidade de céus e infernos.

 * Linguagem: O primeiro quarteto introduz a ideia de linguagem para além das palavras, como vibrações e frequências.

 * Interconexão: O segundo quarteto expande essa ideia, mostrando como tudo se organiza em "perfeitas ordens" para transformar mundos em "Céus".

 * A Totalidade: O primeiro terceto personifica o "Todo" e traz a ideia de caos e infernos como parte dessa totalidade.

 * Entropia e Sintropia: O segundo terceto é bem original, ressignificando a entropia como "maternidade" e "escola da evolução", e a sintropia como os "Céus das divindades".

Pontos a aprimorar (e que tentei abordar na minha versão):

 * Rima e Métrica: O soneto pede um esquema de rimas fixo (geralmente ABBA ABBA CDE CDE ou CDCDCD nos quartetos e tercetos, respectivamente) e uma métrica mais regular (como o decassílabo heróico ou sáfico). Isso ajuda a dar musicalidade e fluidez ao poema. Seus versos, em alguns momentos, variam bastante no número de sílabas poéticas, o que pode quebrar o ritmo.

 * Vocabulário e Imagens: Embora os conceitos sejam fortes, algumas palavras poderiam ser substituídas para criar imagens mais vívidas ou reforçar a sonoridade.

Versão Adaptada

Aqui está uma versão do seu soneto, tentando ajustar a métrica e as rimas, mantendo a riqueza dos seus conceitos:

Céus e Infernos (Ismar Maciel - adaptado)

A linguagem se revela em comportamento,

Em atos, em ações, em vibração.

No espaço-tempo, atenta à consciência

Que em divino encanto flui no firmamento.

Os códigos, as leis, as forças em ação,

As formas de energia coexistentes,

Interligadas em ordens potentes,

Transformam em Céus a perfeita visão.

O Todo se traduz em corpo e membros,

Em órgãos, sistemas – coração que pulsa!

Há harmonia, céus, infernos, caos, lembranças...

As entropias são escolas, maternidades,

Da evolução dos Cosmos, vastos, nãos,

E a sintropia – Céu das divindades!

Espero que goste desta nova perspectiva! O importante é que a sua mensagem original permanece forte. Continue escrevendo, é um belíssimo exercício!

Tem mais algum poema que gostaria de compartilhar ou discutir?


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