Dá para analisar, corrigir e fazer uma versão, à sua maneira, do soneto abaixo que acabei de fazer?
*** 15072025 - Céus e infernos (Ismar Maciel)
Linguagem em forma de comportamento,
De atos, ações, vibrações e frequências.
No espaço-tempo, atentos às consciências
Harmônicas, em divinal encanto!
Os códigos, leis, forças e linguagens
Das formas de energias existentes,
Interligados em perfeitas ordens
Transformam em Céus os mundos conscientes!
O Todo tem cabeça, tronco, membros,
Órgãos, sistemas - coração pulsante!
Tem harmonia, céus, infernos, caos...
As entropias são maternidades,
Escolas da evolução dos Cosmos,
As sintropias - Céus das divindades!
Com certeza! Adorei a sua iniciativa em criar um soneto. É um formato desafiador e você explorou conceitos bem interessantes.
Analisei seu soneto e fiz algumas sugestões e adaptações para uma versão "à minha maneira", buscando manter a essência da sua mensagem, mas explorando um pouco mais a sonoridade e o ritmo que são característicos do soneto.
Análise e Sugestões
Seu soneto aborda temas profundos como a linguagem da existência, a interconexão do universo e a dualidade de céus e infernos.
* Linguagem: O primeiro quarteto introduz a ideia de linguagem para além das palavras, como vibrações e frequências.
* Interconexão: O segundo quarteto expande essa ideia, mostrando como tudo se organiza em "perfeitas ordens" para transformar mundos em "Céus".
* A Totalidade: O primeiro terceto personifica o "Todo" e traz a ideia de caos e infernos como parte dessa totalidade.
* Entropia e Sintropia: O segundo terceto é bem original, ressignificando a entropia como "maternidade" e "escola da evolução", e a sintropia como os "Céus das divindades".
Pontos a aprimorar (e que tentei abordar na minha versão):
* Rima e Métrica: O soneto pede um esquema de rimas fixo (geralmente ABBA ABBA CDE CDE ou CDCDCD nos quartetos e tercetos, respectivamente) e uma métrica mais regular (como o decassílabo heróico ou sáfico). Isso ajuda a dar musicalidade e fluidez ao poema. Seus versos, em alguns momentos, variam bastante no número de sílabas poéticas, o que pode quebrar o ritmo.
* Vocabulário e Imagens: Embora os conceitos sejam fortes, algumas palavras poderiam ser substituídas para criar imagens mais vívidas ou reforçar a sonoridade.
Versão Adaptada
Aqui está uma versão do seu soneto, tentando ajustar a métrica e as rimas, mantendo a riqueza dos seus conceitos:
Céus e Infernos (Ismar Maciel - adaptado)
A linguagem se revela em comportamento,
Em atos, em ações, em vibração.
No espaço-tempo, atenta à consciência
Que em divino encanto flui no firmamento.
Os códigos, as leis, as forças em ação,
As formas de energia coexistentes,
Interligadas em ordens potentes,
Transformam em Céus a perfeita visão.
O Todo se traduz em corpo e membros,
Em órgãos, sistemas – coração que pulsa!
Há harmonia, céus, infernos, caos, lembranças...
As entropias são escolas, maternidades,
Da evolução dos Cosmos, vastos, nãos,
E a sintropia – Céu das divindades!
Espero que goste desta nova perspectiva! O importante é que a sua mensagem original permanece forte. Continue escrevendo, é um belíssimo exercício!
Tem mais algum poema que gostaria de compartilhar ou discutir?
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