quarta-feira, 7 de maio de 2025

Paraísos

 Dá para corrigir, analisar e fazer uma versão á sua maneira do soneto abaixo que acabei de fazer?


*** 07052025 - Paraísos (Ismar Maciel) 


Quero um mundo das verdades exatas!

Mesmo estando no futuro distante,

Nesta escola de vidas imperfeitas,

Longe do reino superconsciente! 


Tem níveis na escolaridade Cósmica:

No mais alto nível está a Onisciência, 

Onipresença, ou vida fantástica,

Da maior ordem e amor, na existência 


(Divinos Ceus, Paraísos ou Nirvanas)

A vida real, de pleno bem estar, 

De verdades e purezas eternas! 


Tudo é energia e nada se perde!

Com os erros e acertos crescemos

Nas dimensões, buscando a verdade!


Olá! Que interessante seu soneto! É um tema profundo e cheio de nuances. Com certeza posso te ajudar a analisar, corrigir alguns pontos e apresentar uma versão com a minha perspectiva, mantendo a essência do que você trouxe.

Análise e Sugestões:

 * Rima e Métrica: O soneto tradicional segue um esquema de rimas específico (ABAB CDCD EEE FGG ou ABAB CDCD EFE FEF) e métrica decassílaba (dez sílabas poéticas por verso). No seu poema, percebo algumas variações. Por exemplo, no primeiro quarteto, "exatas" rima com "distante", o que não é uma rima perfeita. Já "imperfeitas" rima com "superconsciente", que também não é ideal. Nos tercetos finais, há uma tentativa de rima entre "perde" e "verdade", que novamente não se encaixa como rima perfeita. Explorar rimas mais precisas pode enriquecer a sonoridade do poema. A métrica também parece variar em alguns versos.

 * Linguagem e Imagens: A linguagem é direta e expressa um desejo claro por um mundo de certezas. As imagens de "escola de vidas imperfeitas" e os "níveis na escolaridade Cósmica" são bastante evocativas e abrem espaço para reflexão. A menção à "Onisciência" e "Onipresença" eleva o tom para uma busca espiritual e transcendental.

 * Coerência e Fluidez: A ideia central da busca por um plano de existência mais elevado e perfeito é bem estabelecida. A transição entre os quartetos e os tercetos é relativamente suave, embora pudesse ser reforçada com conectivos ou ideias que ligassem ainda mais as partes. A afirmação final sobre a energia e o crescimento através de erros e acertos traz uma perspectiva interessante sobre a jornada.

Minha Versão:

Mantendo a sua inspiração e o núcleo das suas ideias, apresento uma possível versão, buscando refinar a rima, a métrica e, talvez, trazer algumas nuances adicionais:

*** Paraísos da Alma (Visão Cósmica)

Anseio por verdades que não findam,

Mesmo em futuro que se faz distante,

Nesta jornada onde falhas residem,

Longe da mente que transcende instante.

Há degraus na lição do Universo:

No ápice reside a Onisciência pura,

Onipresença, em seu viver diverso,

De ordem vasta e amor que sempre dura.

(Éden, Nirvana, reinos celestiais)

A vida plena, de sereno bem,

De eternas purezas, sem iguais!

Pois tudo em força cósmica se mantém!

Com tropeços e avanços aprendemos,

Nos planos sutis, a essência que temos.

Pontos Alterados e Justificativas:

 * Título: Sugeri um título que conectasse a ideia de paraísos com a busca interior e a dimensão cósmica.

 * Rimas: Busquei rimas mais ricas e precisas, como "findam" com "residem", "distante" com "instante", "Universo" com "diverso", "pura" com "dura", "celestiais" com "iguais" e "bem" com "mantém", "aprendemos" com "temos".

 * Métrica: Tentei manter a métrica decassílaba em todos os versos, ajustando algumas palavras e a ordem delas.

 * Linguagem: Fiz pequenas alterações na escolha de palavras ("anseio" em vez de "quero", "jornada onde falhas residem" em vez de "escola de vidas imperfeitas") para buscar uma sonoridade e um ritmo um pouco diferentes.

 * Imagens: Mantive as imagens centrais, mas explorei sinônimos para enriquecer a expressão ("mente que transcende instante" em vez de "reino superconsciente").

 * Conexão: Tentei criar uma ligação mais fluida entre os quartetos e os tercetos, utilizando a ideia dos "degraus na lição do Universo" como uma ponte para a descrição dos planos superiores.

 * Final: A última estrofe mantém a sua ideia essencial sobre a energia e o aprendizado, mas com uma leve alteração na forma de expressá-la.

Espero que esta análise e a minha versão sejam úteis para você! O que achou? Há algum ponto específico que gostaria de explorar mais?


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