sábado, 3 de maio de 2025

Brasil

 Dá para corrigir e melhorar o soneto abaixo que acabei de fazer?

*** 03052025 - Brasil (Ismar Maciel) 


País populista que dá esmola

E não ensina pescar, quer o voto

De qualquer jeito e vive de tola 

Narrativa se achando o esperto... 


Politicos e eleitores malandros;

Cultura da corrupta esperteza;

De honesto e eficiente - são raros!

Brasil, de fantástica Natureza; 


Situação cultural complicada

Por não honrar bons valores, virtudes

Ou índices de nação civilizada! 


Que este atraso um dia seja banido

E nossa cultura seja invejada

Como um país rico e civilizado!


Olá, Ismar! Com certeza, podemos dar um toque nesse soneto para deixá-lo ainda mais forte. Você capturou bem essa frustração com a política e a cultura brasileira. Vamos trabalhar em alguns pontos para refinar a métrica, a rima e a força das imagens.

Aqui está uma sugestão com algumas alterações e comentários para você entender as mudanças:

Brasil: Entre a Esmola e a Esperteza

País que esmola, em vez de dar a vara,

Sedento do eleitor, sem instrução,

De tola narrativa se ampara,

E julga-se esperto em sua ambição...

Políticos e eleitores ladinos,

Cultura viciada em mutua esperteza,

De honesto e capaz, acham-se raros sinos!

Brasil, de pródiga e fantástica beleza,

Embaraçada a alma, a cultura sente

A falta de honrar valores, virtudes sadias,

De nação civilizada, os tristes índices!

Que este atraso, enfim, seja esquecido,

E a nossa cultura inspire inveja um dia,

Como um país rico e bem florido!

Comentários sobre as mudanças:

 * Título: O título foi alterado para "Brasil: Entre a Esmola e a Esperteza" para condensar a ideia central do primeiro quarteto.

 * Primeiro Quarteto:

   * "dá esmola" foi trocado por "que esmola" para melhorar o ritmo.

   * "E não ensina pescar, quer o voto" foi reestruturado para "em vez de dar a vara, Sedento do eleitor, sem instrução," buscando uma imagem mais forte ("dar a vara") e explicitando a falta de instrução como um fator.

   * "De qualquer jeito e vive de tola / Narrativa se achando o esperto..." ganhou mais fluidez com "De tola narrativa se ampara, / E julga-se esperto em sua ambição...". A palavra "ambição" adiciona uma nuance à esperteza.

 * Segundo Quarteto:

   * "malandros" foi substituído por "ladinos," um sinônimo que pode ter uma sonoridade mais interessante no contexto do soneto.

   * "Cultura da corrupta esperteza" foi ligeiramente alterado para "Cultura viciada em mutua esperteza" para enfatizar a reciprocidade dessa "esperteza".

   * "De honesto e eficiente - são raros!" transformou-se em "De honesto e capaz, acham-se raros sinos!" A metáfora dos "raros sinos" busca evocar a ideia de algo precioso e difícil de encontrar.

   * "Brasil, de fantástica Natureza;" ganhou a adição de "pródiga e" antes de "fantástica beleza" para enriquecer a descrição.

 * Primeiro Terceto:

   * "Situação cultural complicada" foi refraseada para "Embaraçada a alma, a cultura sente" para trazer uma sensação mais profunda e pessoal à questão cultural.

   * "Por não honrar bons valores, virtudes / Ou índices de nação civilizada!" foi ajustado para "A falta de honrar valores, virtudes sadias, / De nação civilizada, os tristes índices!" para enfatizar a falta e usar um adjetivo mais expressivo ("sadias," "tristes").

 * Segundo Terceto:

   * "Que este atraso um dia seja banido" foi trocado por "Que este atraso, enfim, seja esquecido," sugerindo uma superação completa.

   * "E nossa cultura seja invejada / Como um país rico e civilizado!" ganhou um toque mais poético com "E a nossa cultura inspire inveja um dia, / Como um país rico e bem florido!" A imagem de um país "bem florido" adiciona uma nota de esperança e beleza.

Observações Gerais sobre Sonetos:

 * Métrica (Decassílabo Heroico): Tradicionalmente, o soneto utiliza versos decassílabos heroicos (dez sílabas poéticas com acento tônico na sexta e na décima sílaba). Dei uma ajustada em alguns versos para tentar se aproximar dessa métrica, mas é algo que pode ser trabalhado ainda mais.

 * Rimas: O esquema de rimas clássico é ABAB CDCD EEE FFF (para sonetos petrarquianos) ou ABAB CDCD EFEF GG (para sonetos shakespearianos). Na sua versão original, havia uma certa irregularidade. Na sugestão, tentei manter um esquema mais consistente, mas ainda há espaço para aprimoramento se você desejar seguir um modelo específico.

 * Fluidez e Coerência: Busquei garantir que as ideias fluíssem logicamente entre os quartetos e tercetos.

Espero que essas sugestões sejam úteis! O soneto original já tinha uma mensagem forte, e com esses ajustes, ele pode ganhar ainda mais impacto. O que você achou? Há algum ponto específico que gostaria de explorar mais?


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