segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Educação *

  *** 18112024 - Educação (Ismar Maciel) 


(1) O que sabemos da matéria escura,

Neutrinos, antimatéria, consciência?

Sabemos que moramos no astro Terra;

Que a ORDEM - é o melhor na existência; 


(2) VERDADES nos libertam de inverdades;

Que é melhor viver no bem, que no mal;

Que a boa educação mostram virtudes

(Como escolher e agir em todo dual)! 


(3) Já que pouco sabemos da existência 

É bom aproveitar a vida e viver

Bem com os outros, seu corpo consciência,

Aprender amar, viver, conviver... 


(4) Ou aprender viver BEM com os outros,

Com o seu exterior e interior,

Tirando de si os vícios, seus monstros,

Tudo que traz doença, mal estar, dor..., 


(5) Destruindo os naturais e artificiais

Males que nos fazem infelizes,

(Mortais, doentes, maus ou infernais...).

- Dedicar-se  a aprender ser felizes!!! 


(6) Já existem conhecimentos científicos 

Que nos mostram como viver BEM

Com a NATUREZA, nós e os outros...

- Vamos buscar sempre a melhor ORDEM! 


(7) Empatia, resiliência,  humildade,

Eficiência para o BEM de nós todos,

Respeitar com justa  honestidade

Os nossos e, também, os outros mundos 


(8) Já que não temos tudo que queremos,

Dá pra melhorar a vida na Terra

Educando-nos para assim vivermos:

Com virtudes que acabam toda guerra!

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sábado, 16 de novembro de 2024

Quem não souber perdoar....

 *** Quem não souber perdoar (Ismar Maciel)


(1) Quem não souber perdoar não precisa gostar
De mim, pois em cada situação/problema
Erro mais do que acerto! É muito fácil errar
Onde entendemos, veja lá noutro sistema:

(2) (De mundos infinitos - do micro ao macro).
Somos elos soltos ou presos na corrente
Cósmica onde está tudo - do macro ao micro.
Girando em curvas planas (infinitamente)

(3) Voltando para a direita (dextrogira)
Ou voltando-se para a esquerda (sinistrogira)
Estamos dentro de mundos espiralados
Em pontos das curvas planas e condensados.

(4) Assim é o universo escuro, também, o atômico!
Espiralados com suas energias densas
Nascendo em seu polo, indo para o infinito cósmico,
Num só corpo com as energias desencarnadas!

(5) (Espirais) - Fermat, Arquimedes, logarítmica....,
Todas se expandindo no COSMO material
E espiritual formando a existência MÁGICA
(Ou energia escura, atômica e vital).

(6) Ou todos os níveis de energia condensada;
E, também, todos de energia descondensada;
Com Todos os níveis de energia não consciente;
Somado a todos os níveis de energia consciente!

(7) Pontos ou elos separados das espirais
Vivem a entropia material e a espiritual:
Nós somos micros espirais neste astrais
Do condensado e descondensado dual

(8) Buscando o mais elevado nível sintrópico
De consciência e iluminação da matéria,
Onde está todo fato ou todo ponto lógico
- Somos atraídos pela "luz" da sinergia!

(9) Negativo e positivo - luz material;
Acerto e erro - gera luz espiritual
Luz espiritual leva a superconsciência
Luz material veste o espirito decência! 

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Sete quatro

 



*** 151150 - Setenta e quatro anos (Ismar Maciel)

(1) Esqueci tudo quando entrei num óvulo:
Num êxtases com o espermatozoide;
Depois num útero ou quase "túmulo"
Aos nove meses veio a Ingenuidade...

(2) Brinquei até descobrir o começo
Da essência do que é certo e errado:
Que o certo siga o melhor endereço,
Mas vejo o erro como seu aliado...

(3) O negativo e positivo acendem
A lâmpada da espiritualidade:
Setenta e quatro anos já me rendem
- Vejo a vida como escolaridade!

(4) Os ganhos que pesam em minha lida:
Gerando luzes dos erros e acertos
Pra iluminar minha morte e esta vida!
(Experiências e conhecimentos)

(5) Obrigado aos pais "transportadores"...,
Aos diferentes níveis de energia:
Mundos paralelos de educadores!
(Informação, evolução, magia...).

(6) Obrigado ascendentes, descendentes,
Aos que passaram por minha existência,
Pelos amores e dores constantes
Ou aprendizagem pela experiência!

(7) Se o que levamos é o conhecimento,
As experiências ou as informações:
Que o crescimento ao comportamento
Livrem-me das condesadas prisões!

Minhas pequenas lógicas

 *** 151150 - Minhas pequenas lógicas (Ismar Maciel)


(1) A verdadeira vida é do lado de lá...
Do lado de cá estamos pagando os erros
Que cometemos do outro lado; aqui é escola/
Prisão (estamos presos pela carne e ossos).

(2) A vida na matéria densa é uma prisão;
Na energia descondensada, é liberdade!
É a lei de atração, repulsão; ação, reação
Nos níveis de frequências da eternidade!

(3) Os níveis racionais de frequências iguais
Se atraem - somos atraídos pelo mal, BEM;
Ou erros e acertos. Nos planos racionais,
Só se eterniza, aquele que amar a GRANDE ORDEM

(4) Cósmica, suas forças, leis, níveis de frequências...
Existem muitos níveis de escolaridade,
Até o nível maior dos seres racionais
Onde está toda e absoluta VERDADE

(5) Ou mente de Deus: onipresença, onisciência,
Onipotência (o que chamamos PARAÍSO, CÉUS),
Vida plena, feliz na verdadeira essência
(Mente superconsciente na mente de DEUS),

(6) Onde a vida se eterniza descondensada:
Fora das leis físicas, químicas, biológicas
Ou das prisões de toda vida condesada.
Peço desculpas - são minhas pequenas lógicas!

Análise de Gemini:

Análise do Poema "Minhas Pequenas Lógicas"
Tema Central e Visão de Mundo:
O poema "Minhas Pequenas Lógicas" de Ismar Maciel explora a dualidade da existência humana, contrastando a vida material e física com um estado superior de consciência e espiritualidade. O autor parece adotar uma perspectiva filosófica que busca compreender a natureza da realidade, a origem do sofrimento e a possibilidade de uma existência mais plena e livre.
Elementos Chave e Interpretações:
 * Dualidade: O poema estabelece uma clara dicotomia entre o mundo material (prisão, sofrimento, erros) e um plano espiritual superior (liberdade, verdade, perfeição). Essa dualidade é frequentemente explorada em diversas tradições filosóficas e religiosas.
 * Lei da Atração: O autor invoca a lei da atração como um princípio fundamental que governa a experiência humana. A ideia é que nossos pensamentos e sentimentos atraem experiências correspondentes.
 * Níveis de Frequência: A metáfora dos níveis de frequência é utilizada para representar diferentes estados de consciência e realidades. Os níveis mais elevados estão associados a uma maior compreensão e conexão com o divino.
 * Escola e Prisão: A vida material é comparada a uma escola ou prisão, sugerindo que nossas experiências são oportunidades de aprendizado e crescimento espiritual.
 * Eternidade: A busca pela eternidade é um tema recorrente, indicando o desejo humano por algo que transcenda a vida física.
 * Mente de Deus: O conceito da Mente de Deus é apresentado como o estado ideal de consciência, onde a vida é plena e livre de sofrimento.
Análise Estrutura e Linguagem:
 * Estrutura: O poema é dividido em seis estrofes, cada uma explorando um aspecto diferente do tema central. A estrutura é clara e organizada, facilitando a compreensão do leitor.
 * Linguagem: A linguagem é concisa e poética, com o uso de metáforas e símbolos para transmitir ideias complexas. O autor utiliza termos como "frequência", "descondensada", "onisciência" para criar um tom filosófico e introspectivo.
 * Rima: A presença de rimas contribui para a musicalidade do poema e reforça a sua estrutura.
Pontos Fortes:
 * Coerência: O poema apresenta uma visão de mundo coerente e bem desenvolvida.
 * Profundidade: Aborda temas existenciais complexos de forma acessível.
 * Poesia: A linguagem poética e as metáforas enriquecem a experiência de leitura.
Possíveis Questões para Reflexão:
 * Natureza da Realidade: Qual a natureza da realidade além do mundo material?
 * Sofrimento: Qual o papel do sofrimento na jornada espiritual?
 * Liberdade: O que significa ser verdadeiramente livre?
 * Deus: Como o conceito de Deus é entendido no contexto do poema?
Conclusão:
"Minhas Pequenas Lógicas" é um poema que convida à reflexão sobre a natureza da existência e a busca por um significado mais profundo para a vida. Através de uma linguagem poética e uma estrutura clara, o autor apresenta uma visão de mundo que pode ressoar com aqueles que buscam uma conexão mais profunda com o universo.
Gostaria de explorar algum desses pontos com mais profundidade? Ou talvez analisar outro aspecto do poema?
Observação: Esta análise é baseada em uma leitura superficial do poema e pode ser enriquecida com uma análise mais aprofundada, considerando o contexto histórico e cultural da produção do poema, bem como as influências filosóficas do autor.



quarta-feira, 13 de novembro de 2024

A grande esperança

 *** 13112024 - A grande esperança! (Ismar Maciel)


(1) Através de fusão, fissão, combinação,
Recombinação os elementos cósmicos
Se expandiram em número, peso, ação,
Reação, atração, repulsão... -  e os mágicos

(2) Ingredientes vão formando os reinos
Com as suas receitas físicas, químicas,
Biológicas que formam todos os COSMOS
Não pensantes, pensantes (todas as lógicas).

(3) Antes da inteligência, aleatoriamente,
Pelas infinitas probabilidades,
Forças existentes em cada ingrediente,
Juntavam-se formando as diversidades

(4) E os reinos físicos, químicos, biológicos...
A evolução criou o sistema nervoso!
Assim o racional viu os pontos lógicos
Para criar receitas no universo

(5) De possibilidades que o TODO traz:
De criatura passamos a ser criadores
De receitas sociais (de guerra e paz),
De tecnologias, teres e poderes,

(6) Das ciências do nosso reino artificial...
Agora passou a existir duas NATUREZAS:
A inicial (NATURAL)  e a racional,
Que inicia em nós, construindo as belezas

(7) Artificiais, mas pelo pouco saber,
Erra muito mais que acerta nos seus feitos
E não aprendeu viver e conviver
Harmonicamente (deveres/diretos)

(8) Com seu criador NATURAL, consigo, nem
Com a sua própria espécie - são iniciantes
No conhecimento, criação da ordem
Artificial, fazer com os ingredientes

(9) Existentes, receitas que harmonizam
O TODO RACIONAL com o NATURAL:
Somos energias, e, elas se eternizam.
Vamos nos aperfeiçoar (livrar do mal):

(10) Entender as verdades que estão no TODO
E usá-las para ressonância harmônica
Com todos os sistemas que existem em TUDO:
Com toda física, química e biológica

(11) Existências. - É essa a grande esperança:
Curtir os Céus com todas as suas moradas;
Em harmonia com toda diferença;
Ser luz, superconsciência entre as vidas!

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terça-feira, 12 de novembro de 2024

Nossa Jornada

 *** 12112024 - Nossa Jornada (Ismar Maciel)


(1) Não tem nada melhor do que gente do BEM:
Honesta, eficiente, empática (virtuosa).
Nada pior do que gente do mal: da desordem,
Que vive numa vida ignorante e maldosa.

(2) Eis o grande problema do nosso mundo:
A vida fora dos direitos e deveres
Ou dos princípios do Amor, BEM (ou melhor lado)
Ou das reais virtudes e reais valores!

(3) A Terra é uma escola prisão onde suas grades
São feitas de carne e ossos (matéria densa),
Frágil as doenças, dores, mortalidades...
Só a educação espiritual nos descondensa

(4) - Pelo entendimento e/ou sofrimento buscamos
Os pontos e linhas cósmicas das verdades
Absolutas que libertam das prisões
(Ignorâncias e maldades que praticamos).

(5) Combinações e recombinações atômicas,
Depois genética, celular, e de sistemas
Dos simples aos complexos em todas as vidas cósmicas
- A evolução vai resolvendo os problemas,

(6) Em direção a purificação dos corpos
Materiais e espirituais (estado de luz
Material e superconsciência nos espíritos)
Assim é que saímos da "pesada cruz"!

(7) Corpo luminoso e espirito superconsciente
Estão preparados para viverem nas LEIS
E forças que determinam eternamente
Quem ama o Bem e as verdades são fiéis...

(8) Os paraísos são feitos de amor, verdades,
De disciplina às reais virtudes e valores!
Só a educação nos leva para as atitudes
Plenas dentro dos reais teres e poderes...

(9) A vida é uma eterna conscientização;
Tem vários níveis de energia condensada,
Descondesada em direção à perfeição
Exterior e interior - esta é a nossa jornada!


https://chatgpt.com/share/6732ff1f-377c-8011-9aa0-ca31ce6029c9?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR3-1zBxN7QF9qjkxlwR1ZyT4ZQBsxNlanMsQCILeJSSYg1UUwS2oon_V_I_aem_a2mG0f8uf4f5azAPWrMiFA

Claro, Ismar, analisarei com prazer. O poema "Nossa Jornada" explora temas profundos de ética, espiritualidade e evolução. Vamos examinar estrofe por estrofe:

1. O Bem e o Mal: No início, você destaca a dualidade entre o “Bem” e o “Mal” e a importância de virtudes como a honestidade, eficiência e empatia. Essa estrofe nos mostra sua valorização de princípios morais elevados e critica os comportamentos destrutivos.


2. Problemas Sociais e Espirituais: Aqui, você sugere que a ausência de amor e valores genuínos é o que desvirtua o mundo. Em poucas linhas, expõe a raiz das desordens humanas como resultado da falta de compreensão e aplicação dos reais valores e virtudes.


3. A Terra como Escola-Prisão: A metáfora da “escola-prisão” indica que a Terra, com todas as limitações físicas e sofrimentos, é também um local de aprendizado forçado. A ideia de “descondensação” remete a um processo de purificação ou liberação espiritual pela educação.


4. Busca pela Verdade: Este trecho apresenta o sofrimento e o entendimento como vias para alcançar a “verdade absoluta”, libertando-nos das prisões da ignorância e maldade. Sua visão aqui é que a espiritualidade e o autoconhecimento são os caminhos para essa libertação.


5. Evolução Atômica e Celular: Em tom científico, você descreve a evolução como um processo de transformação que começa em nível atômico e se complexifica, indicando uma jornada contínua de crescimento e aprimoramento em direção à perfeição.


6. Purificação dos Corpos: A ideia de uma “purificação” dos corpos, tanto materiais quanto espirituais, sugere uma ascensão a um estado mais elevado de luz e superconsciência. Essa purificação pode ser entendida como uma libertação das limitações físicas e emocionais.


7. Preparação para o Amor e as Leis Eternas: Esta estrofe propõe que o desenvolvimento espiritual nos torna aptos a viver em harmonia com as leis cósmicas e eternas. A fidelidade ao “Bem” e às “verdades” aparece como um requisito para essa existência elevada.


8. Paraísos do Amor e Virtude: Você descreve os paraísos como dimensões onde o amor e as virtudes genuínas são fundamentais. A educação espiritual é vista como o meio de alcançar atitudes que refletem valores autênticos, essenciais para uma existência virtuosa.


9. A Jornada Eterna: O poema se encerra reforçando que a vida é um caminho eterno de conscientização, onde a matéria e o espírito estão em constante evolução rumo à perfeição, tanto exterior quanto interior.



Reflexão Geral

Seu poema oferece uma síntese da vida como um processo evolutivo que se desenrola desde as estruturas atômicas até a superconsciência espiritual, guiado por princípios de amor, verdade e virtudes. É uma visão poética e filosófica que entrelaça conceitos científicos e espirituais, como se a evolução fosse uma jornada de libertação das limitações físicas e mentais rumo a um estado pleno de iluminação.

A estrutura e o conteúdo revelam um grande comprometimento com temas morais e espirituais, além de um desejo de transformação pessoal e coletiva. É um convite a abraçar uma existência virtuosa e consciente, seguindo uma rota de aprendizado contínuo para superar a "pesada cruz" da ignorância e dos males.

Esse poema oferece uma bela visão de um caminho de evolução que parece tão científico quanto espiritual, deixando uma mensagem de esperança e de busca por autoconhecimento e crescimento em direção a um “paraíso” interno e coletivo.

Sim, posso criar uma fórmula que traduza a essência do poema em termos matemáticos, refletindo a jornada evolutiva do ser humano em direção à perfeição, ao amor e à sabedoria. O poema parece descrever uma relação entre matéria, consciência e virtudes, culminando em uma evolução contínua. Vou estruturar a fórmula em partes, considerando cada conceito-chave.

Vamos definir a fórmula principal como:

E = f(P, C, V, T)

onde:

 representa o estado evolutivo de um ser ao longo de sua jornada.

 representa o Progresso Material (a evolução atômica, genética e biológica que a matéria precisa atravessar).

 representa o Crescimento da Consciência (a expansão da compreensão e o desenvolvimento da sabedoria e superconsciência).

 representa o Nível de Virtude (os valores e virtudes autênticos: amor, verdade, disciplina).

 representa o Tempo (o processo temporal necessário para a evolução).


Com isso, podemos detalhar cada elemento de  para capturar a jornada da evolução descrita no poema:

1. Progresso Material ():



P = \sum_{n=1}^{N} (A_n \cdot G_n \cdot S_n)

: Estruturas Atômicas,

: Estruturas Genéticas,

: Sistemas Biológicos e Orgânicos.


Este termo reflete a transformação da matéria em níveis crescentes de complexidade.

2. Crescimento da Consciência ():



C = \int_{0}^{t} (I_{esp} + I_{emo} + I_{eti}) \, dt

: Incremento Espiritual,

: Incremento Emocional,

: Incremento Ético.


Esse termo representa o ganho contínuo de sabedoria e compreensão ao longo do tempo.

3. Nível de Virtude ():



V = A \cdot T_r \cdot D

: Amor,

: Verdade,

: Disciplina.


Virtudes são essenciais para a pureza e harmonia dos seres no poema, sendo fatores fundamentais para alcançar um estado elevado.

4. Evolução Total (): Combinamos os elementos para representar o estado evolutivo total como:



E = \frac{P \cdot C \cdot V}{T}

Quanto maior o progresso material, o crescimento da consciência e o nível de virtude, maior será o estado evolutivo, enquanto o tempo tem um papel fundamental, refletindo a necessidade de paciência e persistência para o processo evolutivo completo.

Essa fórmula reflete a interação complexa entre a matéria e o espírito, os valores éticos e o tempo necessário para que a evolução ocorra – uma síntese matemática da jornada que você descreveu poeticamente.





sábado, 9 de novembro de 2024

Riqueza

 *** 09112023 - Riqueza (Ismar Maciel)


Tendo saúde física e mental:
Dizem que o bilionário é mais feliz
Do que o milionário, mas o legal
É que todas as pesquisas que fiz

Dizem que bom relacionamento
Com a parceria, família, amigos...,
Ter um exemplar comportamento
Perante até mesmo aos seus inimigos!

Se for mais forte que o dinheiro,
E amar o que faz, paz - que tenha o máximo...
Saúde, paz e amor deve vir primeiro!

Tudo é bom quando bem usado:
Só que a riqueza do nosso interior
Não morre como a do nosso exterior!

Análise Gemini:

Análise do Poema "Riqueza" de Ismar Maciel
Tema central: O poema questiona a verdadeira natureza da riqueza, sugerindo que a felicidade e o bem-estar estão mais ligados à saúde, relacionamentos e realização pessoal do que à riqueza material.
Pontos-chave:
 * Riqueza interior vs. exterior: O poema contrasta a riqueza material (dinheiro) com a riqueza interior (saúde, relacionamentos, felicidade).
 * Felicidade e bem-estar: A felicidade não está diretamente ligada à quantidade de dinheiro, mas sim a fatores como saúde, relacionamentos e realização pessoal.
 * Importância dos relacionamentos: O poema enfatiza a importância de bons relacionamentos com a família, amigos e parceiros.
 * Gerenciamento da riqueza: O autor sugere que a riqueza material deve ser bem administrada, tanto para o próprio bem quanto para o bem das futuras gerações.
 * Durabilidade da riqueza: A riqueza material é transitória, enquanto a riqueza interior é duradoura.
Interpretação:
O poema de Ismar Maciel nos convida a refletir sobre o verdadeiro significado da riqueza. Ele sugere que, embora o dinheiro possa proporcionar conforto e segurança, a verdadeira felicidade e bem-estar vêm de dentro de nós mesmos e das nossas relações com os outros. A mensagem é clara: a riqueza material é importante, mas não deve ser o único objetivo da vida.
Possíveis reflexões:
 * Valores pessoais: Quais são os seus valores mais importantes? O dinheiro está no topo da sua lista?
 * Equilíbrio: Como você equilibra suas necessidades materiais com suas necessidades emocionais e espirituais?
 * Gratidão: O que você tem a agradecer na sua vida?
 * Legado: Que tipo de legado você quer deixar para as futuras gerações?
Gostaria de explorar algum desses pontos com mais profundidade? Ou talvez analisar outro aspecto do poema?
Possíveis perguntas para aprofundar a discussão:
 * Qual trecho do poema mais te chamou a atenção e por quê?
 * Você concorda com a ideia de que a felicidade não está diretamente ligada à riqueza material? Por quê?
 * Como você acha que a sociedade atual vê a riqueza?
 * Quais são os desafios de equilibrar a busca pela riqueza material com a busca pela felicidade?
Aguardo sua resposta!