quinta-feira, 22 de abril de 2021

Em primeirio ....

 



*** 21042021 - Em primeiro lugar 
 
Busquem, pois, em primeiro lugar 
O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA, 
Nada mais em sua vida vai faltar. 
Que esta seja nossa única cobiça!!! 
 
A vida é mais que alimento, matéria, 
Bem mais que roupa, que qualquer riqueza! 
O necessário pra vida de glória,
É tão pouco e está na NATUREZA: 
 
No Reino da NATUREZA e dos CÉUS 
Tudo é simples e basta nosso amor 
Pra buscá-los como diz em Mateus. 
 
Mateus seis: vinte e cinco a trinta e quatro; 
Mateus seis: trinta e três.! A saída está dentro 
De nós: BUSCAR O REINO DE DEUS!!! 
 
 
*** Já vivi na roça e convivi nos ambientes mais hostis do sertão. 
O problema é mais cultural: falta de líderes para organizar o povo para a guerra contra os maus costumes, maus comportamentos, mau uso da terra... Quem trabalha honestamente e busca aprender viver simples na roça e se alimentar bem das plantas convencionais e não convencionais, aprendendo lidar com a terra (agro florestas, permacultura...), entender e aprender cultivar as plantas regionais, sabendo aproveitar as condições naturais, os desperdícios na agricultura e não ter medo nem preguiça de procurar boas terras produtivas, abandonadas em outras regiões onde pessoas, dos pobres aos ricos, não estão explorando ou aproveitando, e assim,  propor arrendamento ou sua boa utilização para a produção sustentável, jamais passará fome. Com essas qualidades e honestidade, amor ao trabalho e a terra, buscando produzir para seu educado sustento - é a transformação cultural que realmente precisamos. Para isso, precisa-se sair fora da cultura da preguiça, do  empreguismo, e não, do trabalho; da desonestidade, e não dá eficiência; do desinteresse, e não, do amor ao que faz; de tudo pelo dinheiro e para o consumismo e vícios ou gastos com o desnecessário,  sem buscar, ao menos, aprender escolher o que é necessário... Infelizmente, os profissionais da área, não fomos capazes de mudar essa cultura invertida e viciada que tanto desequilíbrio e mal trazem para os brasileiros, principalmente, do campo, dado  a cultura da: "zona de conforto", antipolítica ou politicagem, más condutas, inversão dos positivos valores, virtudes e atitudes que tanto tem dominado a grande maioria dos brasileiros de todas as classes sociais, onde, infelizmente os menos favorecidos não aprenderam sair dessas negatividades para aproveitar nem mesmo os seus quintais, as terras abandonadas nas cidades e nos campos, e, tudo que conseguem,  desfazem por qualquer preço... Entendo que nossas culturas precisam ser repensadas, refeitas, voltadas para as realidades que envolvam os positivos valores, virtudes e atitudes, tanto na produção como no consumo de bens, serviços, mercadorias e nas relações humanas.
Os menos favorecidos não aprenderam alimentar das plantas não convencionais, tão abundantes, produtivas, podendo suprir seus organismos com todos os nutrientes necessários. Temos tudo de sobra na NATUREZA, mas por falta de orientação, a mínima educação, organização para a produção e para o consumo, principalmente dos menos favorecidos, a miséria tem se instalado...  O problema está nesta falta de educação; na cultura econômica e política danosas que estão em todas as classes sociais, onde o dinheiro, interesses, vícios, consumismo e más condutas estão longe dos princípios, valores e virtudes vividos e pregados por CRISTO (Acordar para o reino dos CÉUS que está dentro de cada um de nós). Esta é a grande revolução que precisamos e podemos começar em nós mesmos.
É  triste concluir e, até ter que pedir desculpas, pela incompetência de não ter provocado as mínimas mudanças culturais positivas tão necessárias na agricultura familiar onde convivi...

Vibro com a beleza de quem foi
transformador de si mesmo, servindo de exemplo para transformação dos outros, pois, só assim transformaremos o reino do mal, em reino do BEM que está fora ou dentro de todos nós, transformando as negativas realidades em realidades positivas ou divinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário