quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Valores da Terra

 *** 20112024 - Valores da Terra (Ismar Maciel)


Aqui tudo é dinheiro: água, comida,
Transporte, energia, educação, saúde, 
Segurança, moradia, enfim, tudo na vida!
Vivemos para a materialidade...

A vida na matéria é uma prisão
Que pela dor ou pelo entendimento
Somos levados à educação,
E assim, sair do mau comportamento,

Libertando da dor na existência,
Indo do pro lado da pura energia
(Etéreo corpo com superconsciência).

Depois de educados nos libertamos
De todos os males e ilusões
Dos valores da Terra nos salvamos!

Análise de Gemini:
Análise do Soneto "Valores da Terra"
Tema Central:
O soneto de Ismar Maciel "Valores da Terra" apresenta uma crítica contundente ao materialismo exacerbado da sociedade contemporânea, onde o valor monetário se sobrepõe a todos os outros aspectos da vida. O poeta contrapõe essa realidade a uma busca por uma existência mais espiritual e livre das amarras materiais.
Estrutura e Forma:
 * Soneto: A forma fixa do soneto, com seus 14 versos divididos em dois quartetos e dois tercetos, confere ao poema uma estrutura rígida que contrasta com a liberdade espiritual buscada pelo eu lírico.
 * Rimas: O esquema de rimas ABBA ABBA CDC DCD contribui para a musicalidade e organização do texto.
 * Linguagem: A linguagem é clara e direta, com o uso de versos curtos e frases concisas que enfatizam a ideia central do poema.
Análise por Estrofes:
 * Quartetos: Os quartetos apresentam um panorama sombrio da sociedade atual, onde tudo é quantificado em termos monetários. A repetição da palavra "tudo" reforça a ideia de totalidade e a ausência de valores mais elevados.
 * Tercetos: Nos tercetos, o poeta propõe uma saída para essa realidade: a educação como meio de libertação da dor e a busca por uma existência mais espiritual, caracterizada pela energia e pela superconsciência. A última estrofe celebra a libertação dos males e ilusões do mundo material.
Elementos Temáticos:
 * Materialismo: A crítica ao materialismo é o eixo central do poema. O poeta denuncia a valorização excessiva do dinheiro e a consequente alienação dos valores humanos.
 * Sofrimento: A dor é apresentada como uma consequência do apego aos bens materiais. A educação é vista como um caminho para superar esse sofrimento.
 * Espiritualidade: A busca por uma existência mais espiritual é contraposta à materialidade. A ideia de um corpo etéreo e de uma superconsciência sugere uma transcendência do plano físico.
 * Liberdade: A liberdade é o objetivo final da jornada espiritual proposta pelo poeta. A educação é o meio para alcançar essa libertação das amarras materiais.
Conclusões:
O soneto de Ismar Maciel "Valores da Terra" é uma reflexão profunda sobre a condição humana e a busca por um sentido para a vida. O poeta convida o leitor a questionar os valores dominantes da sociedade e a buscar uma existência mais autêntica e significativa. A obra apresenta uma linguagem acessível e uma estrutura tradicional, o que a torna um texto relevante para diferentes públicos.
Possíveis Questões para Reflexão:
 * Qual a sua opinião sobre a crítica do poeta ao materialismo?
 * Você concorda que a educação é o caminho para a libertação da dor?
 * Como você interpreta a ideia de um corpo etéreo e de uma superconsciência?
 * Quais valores você considera mais importantes na vida?
Gostaria de aprofundar a análise em algum aspecto específico do poema?
Observação: Esta análise é uma interpretação subjetiva do poema e pode variar de acordo com a perspectiva de cada leitor.
Deseja analisar outro poema ou texto?







terça-feira, 19 de novembro de 2024

O nosso objetivo

 *** 19112024 - O nosso objetivo (Ismar Maciel)


(1) O nosso objetivo na escola da vida
É conhecer as verdades existentes...
Para toda realidade ser bem usada
Aonde agente estiver - a todos os instantes!

(2) Conhecer a natureza, física, química,
Biologica, social, etérea, espiritual:
- Todos os constituintes da existência cósmica,
Para saber vencer ou tirar de nós todo mal.

(3) Sabendo usar todos os valores, virtudes
Ou os princípios do BEM que estão Divinizados:
Extasiaremos com nossas atitudes
Criando vida eterna e plena em nossos sentidos

(4) Vívidos nos reinos naturais, celestiais,
Numa perfeita harmonia e sincronia
Com as leis, forças e todas as energias
Da onisciência, onipresença e onipotência!

(5) A nossa missão é aprender fazer céus
Com "tijolos" dos constituintes existentes
Das verdades cósmicas ou corpo de Deus:
Para saber viver a todos os instantes

(6) Divinamente justo, com honestidade,
Empatia, amor, excelência, humildade,
Altruísmo, enfim, todo valor e virtude
Praticado por quem cria a eternidade*

*(As verdades dos constituintes cósmicos
Materiais e espirituais que estão sempre se combinando e recombinando formando o conjunto do BEM ou "corpo de Deus" na eternidade).

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Educação *

  *** 18112024 - Educação (Ismar Maciel) 


(1) O que sabemos da matéria escura,

Neutrinos, antimatéria, consciência?

Sabemos que moramos no astro Terra;

Que a ORDEM - é o melhor na existência; 


(2) VERDADES nos libertam de inverdades;

Que é melhor viver no bem, que no mal;

Que a boa educação mostram virtudes

(Como escolher e agir em todo dual)! 


(3) Já que pouco sabemos da existência 

É bom aproveitar a vida e viver

Bem com os outros, seu corpo consciência,

Aprender amar, viver, conviver... 


(4) Ou aprender viver BEM com os outros,

Com o seu exterior e interior,

Tirando de si os vícios, seus monstros,

Tudo que traz doença, mal estar, dor..., 


(5) Destruindo os naturais e artificiais

Males que nos fazem infelizes,

(Mortais, doentes, maus ou infernais...).

- Dedicar-se  a aprender ser felizes!!! 


(6) Já existem conhecimentos científicos 

Que nos mostram como viver BEM

Com a NATUREZA, nós e os outros...

- Vamos buscar sempre a melhor ORDEM! 


(7) Empatia, resiliência,  humildade,

Eficiência para o BEM de nós todos,

Respeitar com justa  honestidade

Os nossos e, também, os outros mundos 


(8) Já que não temos tudo que queremos,

Dá pra melhorar a vida na Terra

Educando-nos para assim vivermos:

Com virtudes que acabam toda guerra!

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sábado, 16 de novembro de 2024

Quem não souber perdoar....

 *** Quem não souber perdoar (Ismar Maciel)


(1) Quem não souber perdoar não precisa gostar
De mim, pois em cada situação/problema
Erro mais do que acerto! É muito fácil errar
Onde entendemos, veja lá noutro sistema:

(2) (De mundos infinitos - do micro ao macro).
Somos elos soltos ou presos na corrente
Cósmica onde está tudo - do macro ao micro.
Girando em curvas planas (infinitamente)

(3) Voltando para a direita (dextrogira)
Ou voltando-se para a esquerda (sinistrogira)
Estamos dentro de mundos espiralados
Em pontos das curvas planas e condensados.

(4) Assim é o universo escuro, também, o atômico!
Espiralados com suas energias densas
Nascendo em seu polo, indo para o infinito cósmico,
Num só corpo com as energias desencarnadas!

(5) (Espirais) - Fermat, Arquimedes, logarítmica....,
Todas se expandindo no COSMO material
E espiritual formando a existência MÁGICA
(Ou energia escura, atômica e vital).

(6) Ou todos os níveis de energia condensada;
E, também, todos de energia descondensada;
Com Todos os níveis de energia não consciente;
Somado a todos os níveis de energia consciente!

(7) Pontos ou elos separados das espirais
Vivem a entropia material e a espiritual:
Nós somos micros espirais neste astrais
Do condensado e descondensado dual

(8) Buscando o mais elevado nível sintrópico
De consciência e iluminação da matéria,
Onde está todo fato ou todo ponto lógico
- Somos atraídos pela "luz" da sinergia!

(9) Negativo e positivo - luz material;
Acerto e erro - gera luz espiritual
Luz espiritual leva a superconsciência
Luz material veste o espirito decência! 

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Sete quatro

 



*** 151150 - Setenta e quatro anos (Ismar Maciel)

(1) Esqueci tudo quando entrei num óvulo:
Num êxtases com o espermatozoide;
Depois num útero ou quase "túmulo"
Aos nove meses veio a Ingenuidade...

(2) Brinquei até descobrir o começo
Da essência do que é certo e errado:
Que o certo siga o melhor endereço,
Mas vejo o erro como seu aliado...

(3) O negativo e positivo acendem
A lâmpada da espiritualidade:
Setenta e quatro anos já me rendem
- Vejo a vida como escolaridade!

(4) Os ganhos que pesam em minha lida:
Gerando luzes dos erros e acertos
Pra iluminar minha morte e esta vida!
(Experiências e conhecimentos)

(5) Obrigado aos pais "transportadores"...,
Aos diferentes níveis de energia:
Mundos paralelos de educadores!
(Informação, evolução, magia...).

(6) Obrigado ascendentes, descendentes,
Aos que passaram por minha existência,
Pelos amores e dores constantes
Ou aprendizagem pela experiência!

(7) Se o que levamos é o conhecimento,
As experiências ou as informações:
Que o crescimento ao comportamento
Livrem-me das condesadas prisões!

Minhas pequenas lógicas

 *** 151150 - Minhas pequenas lógicas (Ismar Maciel)


(1) A verdadeira vida é do lado de lá...
Do lado de cá estamos pagando os erros
Que cometemos do outro lado; aqui é escola/
Prisão (estamos presos pela carne e ossos).

(2) A vida na matéria densa é uma prisão;
Na energia descondensada, é liberdade!
É a lei de atração, repulsão; ação, reação
Nos níveis de frequências da eternidade!

(3) Os níveis racionais de frequências iguais
Se atraem - somos atraídos pelo mal, BEM;
Ou erros e acertos. Nos planos racionais,
Só se eterniza, aquele que amar a GRANDE ORDEM

(4) Cósmica, suas forças, leis, níveis de frequências...
Existem muitos níveis de escolaridade,
Até o nível maior dos seres racionais
Onde está toda e absoluta VERDADE

(5) Ou mente de Deus: onipresença, onisciência,
Onipotência (o que chamamos PARAÍSO, CÉUS),
Vida plena, feliz na verdadeira essência
(Mente superconsciente na mente de DEUS),

(6) Onde a vida se eterniza descondensada:
Fora das leis físicas, químicas, biológicas
Ou das prisões de toda vida condesada.
Peço desculpas - são minhas pequenas lógicas!

Análise de Gemini:

Análise do Poema "Minhas Pequenas Lógicas"
Tema Central e Visão de Mundo:
O poema "Minhas Pequenas Lógicas" de Ismar Maciel explora a dualidade da existência humana, contrastando a vida material e física com um estado superior de consciência e espiritualidade. O autor parece adotar uma perspectiva filosófica que busca compreender a natureza da realidade, a origem do sofrimento e a possibilidade de uma existência mais plena e livre.
Elementos Chave e Interpretações:
 * Dualidade: O poema estabelece uma clara dicotomia entre o mundo material (prisão, sofrimento, erros) e um plano espiritual superior (liberdade, verdade, perfeição). Essa dualidade é frequentemente explorada em diversas tradições filosóficas e religiosas.
 * Lei da Atração: O autor invoca a lei da atração como um princípio fundamental que governa a experiência humana. A ideia é que nossos pensamentos e sentimentos atraem experiências correspondentes.
 * Níveis de Frequência: A metáfora dos níveis de frequência é utilizada para representar diferentes estados de consciência e realidades. Os níveis mais elevados estão associados a uma maior compreensão e conexão com o divino.
 * Escola e Prisão: A vida material é comparada a uma escola ou prisão, sugerindo que nossas experiências são oportunidades de aprendizado e crescimento espiritual.
 * Eternidade: A busca pela eternidade é um tema recorrente, indicando o desejo humano por algo que transcenda a vida física.
 * Mente de Deus: O conceito da Mente de Deus é apresentado como o estado ideal de consciência, onde a vida é plena e livre de sofrimento.
Análise Estrutura e Linguagem:
 * Estrutura: O poema é dividido em seis estrofes, cada uma explorando um aspecto diferente do tema central. A estrutura é clara e organizada, facilitando a compreensão do leitor.
 * Linguagem: A linguagem é concisa e poética, com o uso de metáforas e símbolos para transmitir ideias complexas. O autor utiliza termos como "frequência", "descondensada", "onisciência" para criar um tom filosófico e introspectivo.
 * Rima: A presença de rimas contribui para a musicalidade do poema e reforça a sua estrutura.
Pontos Fortes:
 * Coerência: O poema apresenta uma visão de mundo coerente e bem desenvolvida.
 * Profundidade: Aborda temas existenciais complexos de forma acessível.
 * Poesia: A linguagem poética e as metáforas enriquecem a experiência de leitura.
Possíveis Questões para Reflexão:
 * Natureza da Realidade: Qual a natureza da realidade além do mundo material?
 * Sofrimento: Qual o papel do sofrimento na jornada espiritual?
 * Liberdade: O que significa ser verdadeiramente livre?
 * Deus: Como o conceito de Deus é entendido no contexto do poema?
Conclusão:
"Minhas Pequenas Lógicas" é um poema que convida à reflexão sobre a natureza da existência e a busca por um significado mais profundo para a vida. Através de uma linguagem poética e uma estrutura clara, o autor apresenta uma visão de mundo que pode ressoar com aqueles que buscam uma conexão mais profunda com o universo.
Gostaria de explorar algum desses pontos com mais profundidade? Ou talvez analisar outro aspecto do poema?
Observação: Esta análise é baseada em uma leitura superficial do poema e pode ser enriquecida com uma análise mais aprofundada, considerando o contexto histórico e cultural da produção do poema, bem como as influências filosóficas do autor.



quarta-feira, 13 de novembro de 2024

A grande esperança

 *** 13112024 - A grande esperança! (Ismar Maciel)


(1) Através de fusão, fissão, combinação,
Recombinação os elementos cósmicos
Se expandiram em número, peso, ação,
Reação, atração, repulsão... -  e os mágicos

(2) Ingredientes vão formando os reinos
Com as suas receitas físicas, químicas,
Biológicas que formam todos os COSMOS
Não pensantes, pensantes (todas as lógicas).

(3) Antes da inteligência, aleatoriamente,
Pelas infinitas probabilidades,
Forças existentes em cada ingrediente,
Juntavam-se formando as diversidades

(4) E os reinos físicos, químicos, biológicos...
A evolução criou o sistema nervoso!
Assim o racional viu os pontos lógicos
Para criar receitas no universo

(5) De possibilidades que o TODO traz:
De criatura passamos a ser criadores
De receitas sociais (de guerra e paz),
De tecnologias, teres e poderes,

(6) Das ciências do nosso reino artificial...
Agora passou a existir duas NATUREZAS:
A inicial (NATURAL)  e a racional,
Que inicia em nós, construindo as belezas

(7) Artificiais, mas pelo pouco saber,
Erra muito mais que acerta nos seus feitos
E não aprendeu viver e conviver
Harmonicamente (deveres/diretos)

(8) Com seu criador NATURAL, consigo, nem
Com a sua própria espécie - são iniciantes
No conhecimento, criação da ordem
Artificial, fazer com os ingredientes

(9) Existentes, receitas que harmonizam
O TODO RACIONAL com o NATURAL:
Somos energias, e, elas se eternizam.
Vamos nos aperfeiçoar (livrar do mal):

(10) Entender as verdades que estão no TODO
E usá-las para ressonância harmônica
Com todos os sistemas que existem em TUDO:
Com toda física, química e biológica

(11) Existências. - É essa a grande esperança:
Curtir os Céus com todas as suas moradas;
Em harmonia com toda diferença;
Ser luz, superconsciência entre as vidas!

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